segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pulgões em Tomates


Os tomates são as mais plantadas em cada horta. Aqueles que estão conscientes de saúde muito preferem o cultivo do tomate por conta própria, ao invés de comprá-los do mercado. Para um entusiasta de jardinagem, o que pode ser mais gratificante do que colher tomates maduros, jardim pronto e suculento doce? No entanto, semelhante a quaisquer outras culturas hortícolas, existem alguns problemas que estão associados com o cultivo do tomate. Para citar alguns, uma planta de tomate é propenso às doenças ferrugem, infestações de fungos, manchas foliares e pulgões. Este artigo trata de pulgões em tomates e as formas de controlá-los.

Pulgões em Tomates

Para além da difícil vários para controlar doenças de plantas de tomate, os pulgões são uma das pragas destrutivas mais comuns de tomate. Estes são insetos de corpo mole, que a cor varia de acordo com as espécies. Pulgões atacar a ponta dos caules e das folhas. Presença de alguns pulgões nas pontas dos pés de tomate é bastante comum e que não prejudicam as plantas. No entanto, quando o clima é favorável (especialmente durante o verão), que se dividem rapidamente, levando a infestação pesada.

Os pulgões sugam a seiva da planta e secretam uma substância pegajosa (honeydew), o que favorece o crescimento de fungos. Por isso, não é raro encontrar escuras moldes fuligem pretas nas partes da planta de pulgões infectados. Sinais que indicam pulgões em tomates são amarelecimento, murcha, se deteriorando e caindo das folhas. Em grande infestação, pode causar retardo de crescimento da planta de tomate. Em geral, os pulgões em tomates reduzir a qualidade do tomate e rendimento.

Livrar-se de afídeos em tomates

Você pode achar que é difícil identificar infestação de pulgões em seus estágios iniciais. Após a inspeção cuidadosa, você pode encontrar os depósitos pegajosos e crescimento de fungos, que são características de pulgões em tomates. É muito importante para controlar pulgões em plantas de tomate nas fases iniciais em si. Caso contrário, se espalhando sem controle desse inseto pode destruir outras plantas vizinhas também. A fim de se livrar dos pulgões aos tomates, você pode praticar os seguintes métodos:

Remoção de afídeos manualmente

A remoção manual dos pulgões é prático nos estágios iniciais de infestação, quando há um reduzido número de insetos. Pode utilizar luvas de mão e removê-los, de modo a evitar a irritação da pele. Uma vez removido, matar os pulgões, de modo a evitar que eles se espalhe para as outras plantas. Após isso, você pode pulverizar os tomates com uma mangueira de jardim para afastar os pulgões restantes (se houver).

Matar Pulgões com inseticidas

Remoção de mão de pulgões de tomate não é prático para uma infestação em larga escala. Em tal caso, pode aplicar água com sabão para os tomates infestadas e plantas. Você pode selecionar água com sabão que contém uma quantidade elevada de gorduras. Esta solução ajuda a sufocar e matar pulgões em tomates.

Pulverização de óleo de Neem

Uma medida eficaz para se livrar de pulgões em tomates é pulverizar as plantas com óleo de nim. De acordo com as instruções fornecidas no frasco de óleo de nim, diluir o óleo com água e aplique-o sobre os tomates. Desde neem possui propriedades repelentes de insetos, este método ecológico vai ajudar na prevenção de pulgões em tomates.

Poda correcta e atempada

Plantas de tomate poda é uma forma de minimizar os pulgões. Com a poda correcta e atempada, você pode cortar fora as folhas afetadas e evitar a superlotação. Se você plantou tomates em vasos, então isolar as plantas afetadas pulgões do resto das plantas. Isto assegura a prevenção de pulgões espalhando a outras plantas.

Práticas culturais para o controle dos pulgões

Para qualquer tipo de plantas de jardim, eficazes práticas culturais são úteis para minimizar infestações de pragas de insectos e, pelo menos em alguma extensão. Para controlar pulgões em tomates, você pode consultar as seguintes dicas:

* Não cultivar plantas de tomate de forma superlotada, uma vez que aumenta a propagação de pulgões e outras doenças a partir de uma planta para outra.

* Certifique-se que as plantas de tomate receber quantidades adequadas de luz solar. Se plantadas em vasos e recipientes, transferi-los para uma área de recepção da luz solar suficiente para, pelo menos, 4-6 horas.

* Proteger as plantas de tomate de frio extremo e outras condições climáticas desfavoráveis ​​também ajudar no controle de pulgões em plantas de tomateiro.

* Você também pode considerar o controle biológico dos pulgões pelo convite de insetos benéficos (como joaninhas e Mantises predando) e aves que se alimentam dos pulgões.

Com esta informação em pulgões em tomates, eu espero que você possa identificar e controlar esse inseto destrutivo nas fases iniciais de infestação. Ao falar sobre como cuidar de plantas de tomate, a inspeção regular é uma forma eficaz de identificar os problemas, antes que se tornem de difícil de lidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário